Você está aqui: HomeA IgrejaNossa História

Nossa história

Publicado em Institucionais

Vila OperáriaOrigens:

O registro mais antigo do trabalho presbiteriano na antiga Vila Operária e região de Campinas trata-se de um BOLETIM INFORMATIVO da Igreja Presbiteriana de Goiânia, hoje denominada Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia.

O boletim foi impresso por uma sociedade interna daquela igreja no ano de 1950.

Primeiras Escolas dominicais:

Referido informativo faz referência a quatro(4) ESCOLAS DOMINICAIS iniciadas pela Igreja Presbiteriana de Goiânia, a saber: 1ª : SEDE DA IGREJA CENTRAL; 2ª : SETOR ÁGUA BRANCA; 3ª: SETOR CAMPINAS e 4ª: VILA NOVA.

O trabalho da antiga Vila Operária, na realidade, teve início na região de Campinas, passando por algumas casas de irmãos e indo para a Av. 24 de Outubro nº 708, transferindo-se, finalmente, para a antiga Vila Operária(hoje Setor Centro Oeste), atual sede.

Registra-se que o trabalho iniciado na região de Campinas não diz respeito, ainda, às origens da atual Igreja Presbiteriana de Campinas situada na Av. 24 de Outubro, a qual surgiu anos depois, como resultado do trabalho desta igreja que adquiriu o terreno, erigiu as primeira construções, organizou a congregação e administrou-a até sua organização eclesiástica.

Denominação:

A Segunda Igreja Presbiteriana de Goiânia foi organizada eclesiasticamente em 14 de janeiro de 1961, sob a denominação: IGREJA PRESBITERIANA DE VILA OPERÁRIA.

Comissão de Organização:

A Comissão do Presbitério de Goiás, especialmente designada para organizar a igreja, tinha como presidente: o Rev. Saulo Afonso de Miranda; como relator: o Rev. Augusto José de Araújo; como membros: o Rev. Abmael Etz Rodrigues; o Presb. Lourival Pinto Bandeira; o Rev. Domiciano Avelino Macedo e, ainda, o Presb. Dr. Henrique Maurício Fanstone.

Rol de Membros:

À época da sua organização, o rol de membros era constituído de 90 comungantes e 47 não-comungantes.

Primeiro Conselho:

Antes mesmo da sua organização, a igreja contou com uma Mesa Administrativa, eleita em 18 de setembro de 1960, dirigida pelo Rev. Paulo Smith e composta pelos irmãos: Otonomista de Freitas, Baltazar Maria de Morais e Obed Assunção, este último, Evangelista e secretário da mesa.

Ordenação e Posse do primeiro Conselho e primeira Junta:

Por ocasião da organização da igreja, por voto da Assembléia Geral, ratificou-se a eleição anteriormente procedida do primeiro conselho e da primeira junta diaconal, sendo, de imediato, ordenados e instalado nos seus ofícios os eleitos.

Designação e posse do primeiro pastor:

No dia 28 de janeiro de 1962, o Rev. Augusto José de Araújo foi oficialmente empossado na condição de primeiro pastor da igreja pela comissão Especial do Presbitério de Brasília, cujos membros eram: Rev. Saulo Afonso de Miranda e Rev. Sebastião Tilman

Estatutos:

Os Estatutos da Igreja de Vila Operária foram aprovados no dia 11 de maio de 1966, registrando-se, na oportunidade, que o conselho era assim constituído: Rev. Augusto José de Araújo (presidente); Presb. João Rodrigues (vice-presidente); Presb. José Guilarde(membro); Presb. Antenor de Oliveira Santos (membro) e Presb. Nilson Ericson (membro).

Frutos colhidos: 

Resultado das orações, contribuições e trabalho desenvolvido pelos pastores, conselho, junta diaconal, membros e sociedades internas da igreja, temos em plena atividade: a Igreja Presbiteriana de Campinas; a Igreja Presbiteriana do Jardim América; a Igreja Presbiteriana Betânia; a Igreja Presbiteriana Finsocial; as Congregações Bairro da Vitória e Setor Bougainville e, ainda, o Colégio Evangélico Presbiteriano (____anos em atividade).

Nova denominação:

No dia 28 de novembro de 1993, em razão da mudança de nome do bairro “Vila Operária” para “Setor Centro Oeste”, a Assembléia da igreja aprovou, também, a mudança dos seus estatutos para alterar o nome da igreja que passou a denominar-se; SEGUNDA IGREJA PRESBITERIANA DE GOIÂINIA

 

A Deus toda a honra e glória por tão grandes bênçãos alcançadas nestes 50 anos de evangelização.

Mais nesta categoria: « Visão Liderança »

Outros Links

Nossos canais

SIPB

Rua Dr. Inácio Zacarias Pereira nº66 Setor Centro Oeste - Goiânia, Goiás - 74.550-070